Allophylus edulis (Vacum)



Allophylus edulis é uma espécie de planta da família Sapindaceae.

Planta comum no interior de matas primárias situadas em solos úmidos. Ocorre também em capoeiras, capoeirões e matas mais abertas situadas sobre solos rochosos.

Edulis em latim quer dizer comestível, nome este aplicado a muitas espécies com partes comestíveis.

Contém óleo essencial e substancias tanantes. Os constituintes químicos apresentam atividades anti-hepatotóxicas. A composição mineral e protéica dos frutos contém: Cálcio, magnésio, manganês, potássio, fósforo, ferro, sódio, cobre, zinco e boro.

A madeira, de cor branca,  é utilizada para lenha e também para confecção de cabos de ferramentas. Os frutos são comestíveis, doces e de sabor agradável, e podem servir de base para o preparo de sucos, licores, polpa congelada e também de bebida vinosa por fermentação, denominada “chicha”, sendo preparado com milho e consumida desde os índios peruanos até Buenos Aires e Sul do Brasil.

É também planta melífera. Espécie indicada para plantio em recuperação de áreas degradadas e matas ciliares, pelo abundante alimento que fornece para a fauna. Possui também valor ornamental para jardins, ruas e praças. As folhas podem ser utilizadas como forragem.

Floresce de setembro a novembro, frutificando de novembro a dezembro.

Local do registro: Fazenda BUTZKE AGRÍCOLA E FLORESTAL, localidade de São Jacó em Passo Manso, Taió, SC - Brasil.

Referências:

FloraSBS - disponível em: <https://sites.google.com/site/florasbs/sapindaceae/chal-chal>. Acesso em: 09 jun. 2017.