Ipomoea alba (Dama-da-noite)







Ipomoea alba é uma espécie de planta da família Convolvulaceae.

Trata-se de uma liana herbácea perene que cresce a alturas entre os 5 e os 30 metros, com caules entrelaçados. As folhas são inteiras ou trilobadas, brancas ou rosadas, com 8 a 14 cm de diâmetro, e com um pedúnculo com 5 a 20 cm de comprimento.

As flores são fragrantes. O perfume forte, exalado à noite, assim que as flores se abrem, é um atrativo a mais para a polinização, feita por mariposas. As flores abrem rapidamente ao cair da noite mantendo-se assim até serem tocadas pela luz do sol.

As antigas civilizações mesoamericanas utilizavam a Ipomoea alba para converter o látex de Castilla elastica e da planta do guaiúle, em borracha, utilizada no fabrico de bolas saltitantes. O enxofre presente nesta planta servia para vulcanizar a borracha, um processo que antecedeu a descoberta de Charles Goodyear em pelo menos 3000 anos.

Esta espécie é largamente cultivada como planta ornamental devido às suas flores. Em áreas demasiado frias para permitir a sua sobrevivência no inverno, pode ser criada como planta anual. A propagação é geralmente feita por meio de sementes. Em alguns locais é uma espécie invasora que pode causar problemas em ambiente agrícolas.

Planta nativa das regiões tropicais e subtropicais da América, desde o norte da Argentina até ao México e Florida.

Comentários: Meus agradecimentos a Martin Grings, pela identificação da espécie.

Local do registro: Fazenda BUTZKE AGRÍCOLA E FLORESTAL, localidade de São Jacó em Passo Manso, Taió, SC - Brasil.

Referências:

IPOMOEA ALBA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2017. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ipomoea_alba&oldid=47849206>. Acesso em: 27 jan. 2017.