Anu-preto - Crotophaga ani Linnaeus, 1758



O anu-preto é uma ave da família Cuculidae.

Vive em paisagens abertas com moitas e capões entre pastos e jardins; ao longo das rodovias costuma ser quase a única que se vê, como habitante de lavouras abandonadas.

É essencialmente carnívoro, comendo gafanhotos, percevejos, aranhas, miriápodes etc. Preda também lagartas peludas e urticantes, lagartixas e camundongos. Pesca na água rasa, e periodicamente come frutas, bagas, coquinhos e sementes, sobretudo na época seca, quando há escassez de artrópodes.

Muitas crendices absurdas circulam entre algumas pessoas, um exemplo é: “dizem que à carne do anu-preto é atribuído o valor curativo em doenças venéreas”.

Ocorre desde o sudeste dos Estados Unidos da América no estado da Flórida, nas ilhas do Caribe, sudeste do México no estado de Quintana Roo, Costa Rica até o Equador, arquipélago de Galápagos até o norte da Argentina. Também ocorre na porção leste da América do Sul, desde o leste da cordilheira dos Andes na Venezuela, Guianas, Brasil até o norte do Uruguai.

Local do registro: Fazenda BUTZKE AGRÍCOLA E FLORESTAL, localidade de São Jacó em Passo Manso, Taió, SC - Brasil.

Referências:

Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil - disponível em: <http://www.wikiaves.com.br/anu-preto>. Acesso em: 23 out. 2017.