Melipona quadrifasciata quadrifasciata (Mandaçaia)



Melipona quadrifasciata é uma abelha da família Apidae.

Também é conhecida pelos nomes de amanaçaí, amanaçaia, manaçaia e mandaçaia (palavra indígena que significa vigia bonito).

A espécie mede de 10 mm a 11 mm de comprimento com o corpo mais robusto e volumoso que o das abelhas comuns do gênero Apis, tendo a cabeça e tórax pretos, abdome com faixas amarelas e asas ferrugíneas.

São abelhas sociais extremamente mansas, que quando em colônias bastante fortes podem no máximo apresentar o comportamento defensivo de voar sobre as pessoas, esbarrando na pele, mas raramente beliscam.

Constrói seus ninhos dentro de cavidades existentes nos troncos ou galhos das árvores, sendo que a entrada possui raias convergentes de barro e o espaço permite que somente uma abelha passe de cada vez.

Ocorre em Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Local do registro: Fazenda BUTZKE AGRÍCOLA E FLORESTAL, localidade de São Jacó em Passo Manso, Taió, SC - Brasil.

MELIPONA QUADRIFASCIATA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2017. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Melipona_quadrifasciata&oldid=50609815>. Acesso em: 13 dez. 2017.