Fitoterapia

A fitoterapia é uma ciência que se ocupa do tratamento das doenças através de plantas medicinais (ervas medicinais).

Nota: As informações contidas nesta página foram retiradas de sites da web e não nos responsabilizamos pelo uso indevido de plantas medicinais ou combinações que por ventura você possa usar.

Achyrocline satureioides (Macela) - É muito utilizada em medicina popular como digestiva, eupéptica, excitante, diaforética, mucilaginosa, estomacal, antiespasmódica, febrífuga, anti-helmíntica, expectorante, antiinfecciosa, béquica, antitumoral, antigripal, hipertensão, sedante, antiálgica, antiflogística, antidiabética, antiinflamatória, calmante, aperiente, antidiarréica(raiz), adstringente, azia, aftas, estomatites, ferimentos, angústia, desânimo, enjôos, cefalagias, imunoestimulante, antiedematogênica externa e interna, anti-herpética, disenteria, antidiarréica, anódina, antiepilética, carminativa, cólicas de origem nervosa, inapetência, intoxicações, colagoga, amarga, hipocolesterolêmica emenagoga, tônica e como emagrecedor. E externamente como antiinflamatória, anti-séptica e no combate às lêndeas. Possui propriedades semelhantes à camomila. A infusão das flores também é utilizada para combater a dor em bebês quando os dentes estão nascendo. Na cultura dos índios Guarani, a infusão das folhas e flores é utilizada para combater doenças intestinais, e na Venezuela o principal uso é como remédio para a impotência.
Foi incluída como planta medicinal na Farmacopéia Brasileira, primeira edição (1926).

Ageratum conyzoides (Mentrasto) - O suco fresco da planta, bem como o extrato da matéria seca, na forma de instilação, são usados no tratamento da rinite alérgica, sinusite, contra dor de cabeça e de barriga, na regulação menstrual e para aliviar náuseas . O suco fresco também é indicado para hemorragias pós-parto. O decocto das folhas é indicado para cólicas menstruais, resfriados, flatulências, amenorréia, artroses, e para perfumar e suavizar os cabelos e combater a caspa. Útil também contra beribéri, contusões, ferimentos abertos e infecções das vias urinárias. Na medicina popular também é utilizada como diurética, aromática, antiespasmódica, anti-reumática, cicatrizante, carminativa, antidisentérica, analgésica, estimulante, antiinflamatória, antidiarréica, febrífuga, tônica e aperiente. As raízes são utilizadas internamente como analgésico, anti-reumático, e contra cólicas menstruais, e no banho como anti-séptico e contra infecções da pele. A alcoolatura serve para fricções e internamente em cólicas do ventre.

Allophylus edulis (Vacum) - A infusão das folhas é utilizada na medicina popular contra problemas hepáticos, febre, hipertensão, disenteria, icterícia, inflamações da garganta e afecções digestivas e intestinais. Externamente o decocto das folhas serve para limpeza de ferimentos.

Andropogon bicornis (Capim-rabo-de-burro) - Na medicina caseira, toda a planta é utilizada como diurética, colagoga, emoliente, enérgica, dissolvente e sudorífica. Também é empregada nas febres biliosas no beribéri e como desobstruente nas afecções hepáticas.

Araucaria angustifolia (Pinheiro) - O chá das folhas é diurético e utilizado para combater bronquite, asma, tosses, catarro problemas nos rins, combate à anemia. O óleo obtido do fruto é indicado contra dores musculares, articulares, infecções e catarro pulmonar.

Bauhinia forficata (Pata-de-vaca) - É uma das 71 plantas selecionadas pelo Ministério da Saúde como de interesse ao SUS. É utilizada na medicina popular como Hipoglicemiante (antidiabética), purgativa, diurética, antidiarréica, depurativa e tônica renal. Possui a propriedade peculiar de reduzir a excreção de urina, nos casos de poliúria ou urina solta, além de impedir o aparecimento de açúcar na urina, regularizando a glicemia sangüínea, sobretudo da Diabetes melittus. É também indicada contra moléstias da pele, hipertensão, úlceras, ácido úrico, problemas da coluna, afecções vesicais, dores nas costas, prisão de ventre e elefantíase. Possui propriedades mucilaginosas e adstringentes, sendo usada como resolutiva. Antigamente o seu uso medicinal era como diurética, tônica, estimulante, e também contra diabetes, blenorragias, tuberculose e anemia.

Begonia cucullata (Azedinha-do-brejo) - É reputada como medicinal, combatendo a disenteria.

Boehmeria caudata (Assa-peixe) - Antigamente o cozimento das folhas era muito utilizado contra hemorragias da boca, contra machucaduras e contusões, hemorróidas e feridas persistentes.

Bromelia antiacantha (Gravatá) - Do cozimento dos frutos pode ser feito um xarope saboroso muito utilizado na medicina popular. Os frutos também servem para curar ferimentos inflamados.

Buddleja stachyoides (Fuminho) - Tanto as folhas como as flores possuem propriedades emolientes, calmantes, anti-reumáticas, anti-hemorroidárias, hemostáticas, antiartríticas, antiofídicas, diaforética, depurativa, adstringente, diurética, expectorante, anti-histérica e sudorífera; sendo também empregadas contra afecções do peito e contusões. A planta tem princípios amargos e mucilaginosos. A planta é ictiocida, podendo também ser tóxica. Em animais é usada para a lavagem dos olhos e tratamento de pisaduras em eqüinos.
Planta incluída na Farmacopéia Brasileira, primeira edição, (1926).

Cabralea canjerana (Cedro-canjerana) - Na medicina caseira, é utilizada como poderoso reconstituinte dos estados anêmicos. Do suco do tronco faz-se um chá que combate doenças de pele, diarréias, prisão de ventre, febres e hidropisia. Outros usos medicinais são: adstringente, fortificante, purgativo, antidispéptico, antitérmico e emético, e também em ferimentos e inflamações dos testículos. Os índios de várias etnias do Paraná e Santa Catarina utilizam as sementes e cascas no tratamento de micoses, meningite, dores de cabeça, primeiro banho do bebê e prevenção da hipotermia. Espécie incluída na Farmacopéia Brasileira, primeira edição (1926).

Celtis iguanea (Gurupiá) - Na medicina popular é utilizada contra dores de dentes, leucorréia, disenteria, catarro intestinal e infecções urinárias.

Chaptalia nutans (Língua-de-vaca) - Na medicina popular, as folhas e inflorescências são usadas como balsâmica, febrífuga, diurética, emenagoga, béquica, tônica, desobstruente, anti-herpética, antiblenorrágica, antigripal e sedativa. O suco das raízes e folhas ou o decocto das folhas são preconizados nas icterícias, nas moléstias do estômago, em dermatoses, oftalmias, erupções cutâneas, bronquite, dores musculares, golpes e torceduras. Externamente é usado contra úlceras diversas. Na Costa Rica, os indígenas usam-na no combate às lombrigas intestinais. Tanto as raízes quanto as folhas são úteis contra a úlcera.

Chromolaena laevigata (Cambará-falso) - As folhas possuem aplicações na medicina popular.

Clethra scabra (Carne-de-vaca) - O chá  das sementes é utilizado na medicina popular como poderoso purgativo, devendo ser consumido em doses fracas.

Coix lacryma-jobi (Capim-rosário) - Os frutos possuem também propriedades medicinais, sendo utilizados como antileucorréicos, antidiarréicos, analépticos, tônicos, depurativos, emolientes, anti-hidrópicos, sendo muito diuréticos. As folhas e colmos, usados externamente são anti-reumáticas e excitantes, e internamente antiasmáticos e diuréticos. Os frutos fortalecem o baço e são utilizados no tratamento de enterite crônica, edemas, inchaço e males dos rins, reumatismo, lombalgia, abcesso pulmonar, afecções catarrais, litíases urinárias, pneumonia lombar, apendicite, beribéri, disúria e acrodinia. A raiz, em infusão, constitui-se um poderoso diurético.

Desmodium incanum (Carrapicho-beiço-de-boi) - Na medicina popular, esta planta é utilizada nos seguintes casos: a infusão das folhas é antigonorréica, a parte aérea é usada em problemas dos ovários, e toda a planta é utilizada contra asmas, bronquites, e afecções dos rins. As folhas também servem contra amarelão, como diuréticas e em problemas dos rins. A raiz é usada em problemas do sangue, rins, da bexiga e da próstata, também segurando a urina frouxa das crianças.

Dolichandra unguis-cati (Unha-de-gato) - As raízes possuem aplicações na medicina popular, sendo utilizada no tratamento da hepatite e como alexifármaca contra o veneno ofídico.

Esenbeckia grandiflora (Pau-de-cutia) - Na medicina indígena é utilizada como antitérmica.

 Euphorbia hirta (Erva-de-santa-luzia) - Usada no tratamento de asma, bronquite, enfisema, tosse nervosa, catarro, febre do feno e disenteria amébica. Seu uso externo é indicado para queimaduras e também verrugas. Todas as partes dessa planta podem ser usadas, além do seu suco.

Hedychium coronarium (Lírio-do-brejo) - Na medicina popular, é usada como béquica, diurética, excitante, tônica, anti-reumática, problemas na garganta, gases e também para reduzir a pressão alta. O chá das folhas é empregado, em uso externo, contra coceiras e micoses.

Hydrocotyle leucocephala (Acariçoba-miúda) - A raiz, na medicina popular, é utilizada como diurética, como desobstruente do fígado, aperiente, amarga e tônica. Em quantidades maiores passa a ser emética. O suco da planta também é utilizado no combate à sardas e outras manchas dérmicas. Preparada em forma de pasta, serve como masticatório. Outros usos medicinais da planta são: tratamento de erisipelas, escrófulas, sífilis, morféia e afecções tuberculosas.

Ilex paraguariensis (Erva-mate) - Possui aplicações medicinais, pois as folhas em infusão tem propriedades excitantes, estimulantes, estomáquicas, tônicas e diuréticas.

Inga sessilis (Ingá-macaco) - O chá da casca possui propriedades medicinais, sendo utilizado como anti-séptico bucal.

Ipomoea indica (Corda-de-viola) - Na medicina tradicional, esta espécie é utilizada como purgativa. Umas pasta feita da sua raiz é utilizada para tratar dor nas costas e dores musculares, também é aplicada em fraturas, para ajudar na circulação.

Jacaranda puberula (Carobinha) - É utilizada na medicina popular para lavar ferimentos.

Lantana camara (Cambará) - Planta medicinal e suas aplicações são indicadas no combate à asma, resfriados, tosses e moléstias catarrais. As folhas e flores também são indicadas para combater febres e perturbações digestivas. As folhas, em banhos, são utilizadas como anti-reumáticas.

Magnolia ovata (Baguaçu) - Utilizada na medicina popular contra febres e no tratamento de diabetes.

Maytenus ilicifolia (Espinheira-santa) - Na medicina popular, é usada como anti-séptica em feridas e úlceras. Entre suas propriedades medicinais, é indicada também para problemas do aparelho digestivo, principalmente contra a hiperacidez, no combate à doenças do trato urinário, flatulência, dor ciática, câncer de pele, amenorréia, febres, dismenorréia, úlceras, gastrite, acnes, herpes, diarréia, e lavagens de ferimentos e ulcerações, pois possui propriedades cicatrizantes e antiinflamatórias, para isso, é usado o decocto das folhas. Também é utilizada como anti-séptica, emenagoga, dispéptica, analgésica, adstringente, febrífuga, laxativa, desinfetante e tônica.

Microgramma vacciniifolia (Cipó-cabeludo) - Na medicina popular é indicada como um poderoso adstringente, mas é usada também como béquica, aromática, antidiarréica, antidisentérica, diurética, anti-hemorrágica, antinefrítica, antiinflamatória renal, anti-reumática e balsâmica. Também é Indicada para o tratamento de bronquite, doenças venéreas, catarros crônicos, tuberculose, coqueluche, infecções urinárias, pedras nos rins, cistite, laringite, hemoptise, hematúria, frieiras, rachaduras, coceiras na pele, afecções do estômago, gastrite, escarros sangüíneos, gota, reumatismo, cólicas intestinais, hidropsia, varizes, lesões cardíacas e dilatação das veias. Antigamente o uso comum na medicina popular era no combate ao catarro com sangue.

Mikania hirsutissima (Cipó-cabeludo) - Possui aplicações na medicina caseira.

Mimosa pudica (Dormideira) - Utiliza-se na medicina popular tanto suas folhas em infuso ou suco (em cataplasmas) como sua raiz. Tem propriedades purgativas sendo tóxica em altas doses. Entre as indicações da medicina popular estão afecções do fígado, prisão de ventre e em gargarejo para inflamações da boca, garganta e dor de dente ou em cataplasma para reumatismos articulares ou tumores.

Ocotea odorifera (Canela-sassafrás) - Possui aplicações na medicina popular.

Passiflora alata (Maracujá) - É conhecida na medicina popular por seus benefícios sedativos e tranquilizantes. Muitas substâncias presentes nos frutos do maracujá-doce, principalmente na polpa e casca, podem contribuir para efeitos benéficos, tais como: atividade antioxidante, anti-hipertensão, diminuição da taxa de glicose e colesterol do sangue. Também são ricas em alcaloides, flavonoides, carotenoides, minerais e vitaminas A e C.

Passiflora caerulea (Maracujá-azul) - Na medicina popular é utilizada como béquica e como auxiliar nas bronquites.

Passiflora edulis (Maracujá) - Na medicina popular as folhas são utilizadas como calmante, diurética, hipertensão, insônia, dores de cabeça, contra irritações do aparelho bronco-pulmonar, e a raiz da planta em decocção tem uso como emenagogo, e antigotoso (folhas em decocção).
É uma das 71 plantas medicinais autorizadas pelo Ministério da Saúde para serem utilizadas e distribuídas pelo SUS, e o uso indicado é como calmante.

Pereskia aculeata (Ora-pro-nóbis) - É um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves. Usa-se as folhas frescas ou secas e moídas na forma de pó. Também usada no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional no combate à fome. Suas folhas são ricas em mucilagem, que contribui para o bom funcionamento do intestino.

Philodendron bipinnatifidum (Banana-de-macaco) - Na medicina popular é utilizada como purgante (raiz), hemostática e vermífuga. Também pode ser usado com um poderoso auxílio no combate a frieira.

Physalis pubescens (Camapú) - É utilizada na medicina popular.

Phytolacca thyrsiflora (Tinge-ovos) - No uso externo, as folhas amassadas são reputadas eficientes na cura de úlceras malignas e cancro. Bochechos e gargarejos com o cozimento (decocto) das folhas são indicados para afecções buco-faríngeanas.

Pycnoporus sanguineus (Cogumelo) - Na medicina indígena é utilizada para tratar hemorragias. É também usado medicinalmente para aliviar os sintomas das seguintes doenças: artrite, gota, dor-de-garganta, úlceras, dor-de-dente e febres.

Pyrostegia venusta (Cipó-de-são-joão) - Indicações: diarreia, manchas brancas no corpo (leucoderma, vitiligo), fraqueza geral.

Rubus brasiliensis (Amorinha) - Na medicina indígena é utilizada como diurética (folha, raiz) e como laxante.

Rubus niveus (Amora-silvestre) - Possui propriedades medicinais, sendo indicada contra a azia, hemorróidas, inflamações da boca e garganta e hidropsia. Para o uso interno é recomendado o xarope feito com as folhas e botões florais misturados ao suco dos frutos.

Schinus terebinthifolius (Aroeira-vermelha) - Na medicina popular, é usada no tratamento da artrite, febres, ferimentos e reumatismos.

Senecio brasiliensis (Flor-das-almas) - Suas folhas secas são aproveitadas para a cura de feridas, queimaduras e alergias.

Sisyrinchium vaginatum (Canchalágua) - Antigamente o decocto do rizoma era considerado diaforético e depurativo.

Solanum capsicoides (Joá-vermelho) - Indicações: manchas de pele (panos), urticária, tuberculose mesentérica, edema nos membros inferiores.

Solanum mauritianum (Fumo-bravo) - Na medicina popular, é utilizada como calmante e diurética. Na cultura dos índios guaranis, é utilizada em infusão das folhas e raízes no combate à dor de dente. É também utilizada para combater o amarelão nos animais.

Solidago chilensis (Erva-lanceta) - É planta medicinal, sendo chamada de arnica-brasileira por possuir quase as mesmas propriedades da Arnica montana européia. É utilizada na medicina popular como adstringente, oftálmica (broto), diurética (folha, flor), mucilaginosa, vulneraria, estomáquica, sedativa, antiespasmódica, anti-hemorrágica, anti-reumática, béquica, cicatrizante, odontálgica e no tratamento de contusões, traumatismos, feridas, varizes, frieiras, pruridos, paralisia, fraqueza das articulações, tosse convulsiva e derrame interno de sangue. Externamente, o macerado da planta toda em aguardente é usado contra dores musculares, batidas, contusões, edemas, machucaduras, picadas de insetos e infecções.
É uma das 71 plantas medicinais listadas pelo Ministério da Saúde como de interesse do SUS, e o uso recomendado é contra contusões.

Sphagneticola trilobata (Margaridão) - É útil na medicina caseira, sendo que as folhas e flores são usadas em casos de diabetes, ferimentos, machucados e machucaduras internas, coqueluche e hematomas, e também como anti-reumática, antiinflamatória, febrífuga, antidisúria, antinevrálgica e antianêmica.

Syagrus romanzoffiana (Jerivá) - Na medicina popular, é utilizado como diurético, contra a diarréia, amarelão e problemas de rins. O chá da casca e da flor, ou o sucos dos frutos, é usado como vermífugo. Os índios guarani utilizam a infusão das raízes para combater a dor de dentes.

Tabernaemontana catharinensis (Catavento) - Os índios Guarani utilizam-na na medicina caseira.

Taraxacum officinale (Dente-de-leão) - Indicações: depurativo; desintoxicante do fígado, rins e estômago; combate o colesterol e o ácido úrico; obesidade, dermatoses e para diabetes.

Tillandsia usneoides (Barba-de-velho) - Possui propriedades medicinais, sendo utilizada, no sul dos Estados Unidos, para aliviar sintomas de Diabetes mellitus; outras propriedades medicinais desta planta são: antibiótica, anti-reumática, adstringente e anti-hemorroidal. Antigamente era usada, junto com alguma gordura, tipo manteiga de cacau, como supositório nas hemorróidas. Os índios Guarani utilizavam-se desta planta como medicinal, e sua propriedade principal era a de evitar gravidez; mas a medicina popular utiliza-a também contra o ingurgitamento do fígado, no combate às hérnias, úlceras, varizes, dores e inflamações no reto, e como adstringente, colagoga e anti-reumática.

Tripogandra diuretica (Trapoeraba-rosa) - É muito empregada na medicina popular.

Xylosma ciliatifolia (Pau-espinho) - É utilizada na medicina popular.