Ilex paraguariensis (Erva-mate)





Ilex paraguariensis é uma espécie de planta da família Aquifoliaceae.

Árvore natural da região subtropical da América do Sul. O costume de beber as infusões desta planta provém das tribos indígenas do Sul do Brasil, que já apreciavam esta bebida antes da colonização, costume este incorporado pelos povos europeus colonizadores.

É consumida como chá (quente ou gelado), chimarrão ou tereré no Brasil, no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Bolívia e no Chile.

Além das folhas e ramos serem a matéria prima do chimarrão, esta planta também é uma importante fonte de alimento para a fauna.

Estudos detectaram a presença de muitas vitaminas, como as do complexo B, a vitamina C e a vitamina D e sais minerais, como cálcio, manganês e potássio. Combate os radicais livres. Auxilia na digestão e produz efeitos antirreumático, diurético, estimulante e laxante. Não é indicado para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, pois é estimulante natural.

Local do registro: Fazenda BUTZKE AGRÍCOLA E FLORESTAL, localidade de São Jacó em Passo Manso, Taió, SC - Brasil.

Referências:

ERVA-MATE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Erva-mate&oldid=47045685>. Acesso em: 27 out. 2016.

FloraSBS - disponível em: <https://sites.google.com/site/florasbs/aquifoliaceae/erva-mate>. Acesso em: 27 out. 2016.